sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Qual a melhor escola de inglês? Qual a melhor forma de aprender inglês?

Muitas vezes você já deve ter se perguntado qual a melhor escola de inglês, certo? Geralmente essa pergunta não vem sozinha, ela vem acompanhada de outra pergunta muito comum: qual a melhor forma de aprender inglês? Pois bem, vamos falar sobre isso então!
Quantos alunos chegam até mim dizendo que já tentaram de tudo e que não conseguem aprender essa "maldita língua". Hum...já tentaram mesmo? Será que os alunos sempre prestam atenção nas dicas dadas pelos professores? Será que estão fazendo as suas tarefas? Será que o workbook está feito? Essas e outras perguntas sempre passam pela cabeça de um professor que escuta as lamentações daquele aluno que não consegue aprender.
Bom, vamos colocar de uma outra forma para podermos entender um pouco mais desse processo de internalização da língua. O que um indivíduo precisa fazer quando quer perder peso? Comer salada 2 vezes por semana e no restante dela pizza e feijoada? Obviamente que não! Então, por que com a língua inglesa precisa ser diferente? Para que o aluno consiga consolidar aquilo que é dado em sala de aula, ele precisa estender os seus estudos para fora da sala de aula também. Entendam, decorar listas de objetos, frutas e outras mais, não ajudarão você a falar melhor e mais rápido. Você precisa entender o contexto, o que falar e quando falar. E como você fará isso? Estudando! Criando diálogos. Mas não qualquer diálogo, crie um diálogo que você normalmente usaria, coisas do seu cotidiano. Faça isso que o vocabulário que você precisa com certeza irá aparecer. Use o dicionário. Use a internet, mas não a use para fazer o trabalho pra você. Lembra da dieta? Adiantará incluir no seu cotidiano assistir alguém comendo salada ao invés de comer? Com inglês é a mesma coisa. Faça isso, escreva os diálogos e mostre para o seu professor.
Ok, mas e se mesmo depois de tudo isso você não estiver aprendendo? (o que eu duvido bastante) Bom, aí são another 500. (piadinha ruim, oi? ahah. Professores rirão, tá?!) Talvez você esteja na escola errada...
"Nossa, Dringlish, não acredito! Finalmente uma professora de inglês vai dizer qual a melhor escola de inglês! uhuul! Alelúia!" Nhéééé...não!
Sinto decepcioná-los, mas não existe fórmula mágica e nem escola milagrosa, se existissem, esse blog não estaria aqui e eu não teria emprego.
Como professora de inglês e por conta de todo o conhecimento empírico que adquiri dando aula, tenho os meus macetes e as minhas dicas, assim como tantos outros professores de inglês, mas todo esse jogo de cintura que uso nas minhas aulas seriam usados em qualquer escola que eu trabalhasse. "Então para aprender um novo idioma eu dependo de um bom professor?" Nhééééé...também não!
É óbvio que o professor precisa ser bom e não apenas uma pessoa que saiba falar inglês, por isso o nativo nem sempre pode ser professor, mas isso é assunto para um outro post. O que você precisa mesmo é entender a melhor maneira que você aprende! "Ah, mas aquela escola ali é boa, tem uma canetinha que fala!" "Não, não, a escola do meu primo é que é boa. O material vem com um DVD que eu preciso assistir sempre e depois responder perguntas do vídeo assistido" "Que nada, a escola que a minha filha estuda é bem mais completa. São 8 anos de curso. Nada passa em branco!". My dear student, o que funciona para o outro nem sempre funcionará com você. Pare de se enganar! Não é a caneta nem o DVD que farão você falar inglês e sim o jeito que você estuda. Quantas vezes eu escutei "ah, essa metodologia não funciona comigo, vou cancelar o curso e ir para a escola X que meu amigo do trabalho está fazendo. Eele começou há 5 meses e já está falando muito bem!" Ah, vai mesmo? Vai com Deus, mas fique sabendo que a escola X tem a mesma metodologia da escola Y, só o material que mudou de capa. Portanto, se você continuar com a mesma postura, jamais terá resultados diferentes.
Existem escolas com metodologias diferentes sim e isso pode influenciar no seu aprendizado, mas nenhuma delas tem a fórmula mágica. A metodologia que você mais se identifica facilitará o seu aprendizado, mas não fará o trabalho por você, por isso, a pergunta sobre qual é a melhor escola não pode ser respondida porque a escola que você aprende pode não ser a mesma escola que o seu vizinho aprendeu. Pesquise, assista uma aula e não deixe que a experiência de um amigo ou o departamento comercial de alguma escola decida por você qual escola você deve estudar.
Portanto, seja você o protagonista da sua história. Encontre a escola adequada para você, uma forma que você ache eficiente para internalizar o conteúdo e bons estudos!

xoxo
Dringlish





Nenhum comentário:

Postar um comentário